sábado, 8 de agosto de 2009

Instituições são indicadas no FMJ, para Executiva do COMJOVE

Por Dayana Roberta*

No dia 07 de agosto, aconteceu a reunião ordinária do Fórum Municipal de Juventudes - FMJ de São Luís, que teve como pauta vários assuntos e deliberações. Uma delas foi a indicação das entidades/membros para os cargos de Vice-Presidente e Secretário Geral, no Conselho Municipal de Juventudes de São luís - COMJOVE. A Presidência é do Poder Público, e os outros dois cargos, o Coordenador Municipal de Juventude - Zé Linhares, disponibilizou para a Sociedade Civil, mesmo o primeiro mandado do COMJOVE sendo do poder público.
Durante uma semana, alguns representantes das entidades, queriam saber quais eram @s membros que estavam com interesse nos cargos. Alguns jovens, colocaram os nomes das entidades, para serem apreciados pelos demais. No dia 06 de agosto, foi marcado uma reunião, para o conhecimento dos nomes, para a executiva, porém não aconteceu devido pouca participação d@s outr@s representantes. No dia seguinte, durante a reunião do FMJ, @s nomes foram para apreciação e indicação. FEONGMA - Priscila (Secretaria Geral), CES - Lucivaldo Lopes( Secretaria Geral), RENAJU - Luís Claúdio (Vice Presidência), UMADESL - Japí (Vice - Presidência), Colegiado da Juventude - Miranilde(Secretaria Geral), RSA - Sidney Costa (Vice Presidência).
A maioria das entidades, que participaram da reunião, preferiram chegar no consenso, até por que o sucesso do trabalho e conquistas do Conselho se dará pelo trabalho, compromisso e dedicação de tod@s. Miranilde do Colegiado da Juventude, não colocou mais a disposição, seu nome para a executiva. Japí da UMADESL, retirou o nome, Sidney Costa da Rede Sou de Atitude - RSA/MA, retirou a indicação da entidade. Os nomes acima citados, retiraram por que tod@s entenderam que a indicação dar-se-ía pelo grupo do FMJ.
Como disse Sidney RSA "Eu nunca tomei uma decisão, só pra mim, muito me espanta a postura de alguns companheiros, que falam uma coisa e fazem outra. Eu sou uma pessoa íntegra, tenho ética. Não uso as pessoas para me beneficiar, eu tenho dignidade e só retirei o nome, por causa de três pessoas aqui, Glauber, Dayana Roberta e Mauro, onde conversei com eles e ela, para chegarmos na unidade e no trabalho coletivo. A Rede Sou de Atitude tem trabalho em São Luís e no Estado, no monitoramento e discussão das políticas públicas.Que a construção seja de fato, com projetos para o Fórum e Conselho. Vou indicar o que o grupo decidir, for o consenso, mesmo que tenha algum nome, que não seja a minha preferência, nós temos que pensar no trabalho coletivo".
A RENAJU, e a CES tiveram nove (9) indicações para os respectivos cargos: Vice Presidência e Secretaria Geral. A FEONGMA, uma indicação para a Secretaria Geral e teve uma anulação na indicação para a Vice Presidência.
A reunião foi bastante tranqüila, não houve briga por parte de nenhum representante, @s representantes das entidades do Fórum Municipal de Juventudes de São Luís deu um exemplo de amadurecimento político, durante uma decisão de indicação da sociedade civil, para o Conselho Municipal de Juventude. O mandato das entidades na Executiva do COMJOVE é de um ano, pois o modelo de gestão é compartilhado. Temos um processo, que contempla 22 entidades do movimento de juventude de São Luís, que desenvolvem um trabalho no FMJ, 11 são titulares e 11 suplentes. Um ano de atuação para as instituições titulares e outro para as suplentes, durante a gestão de 2 anos de COMJOVE.
Quem acompanhou a criação em 2005 e trajetória do Fórum Municipal de Juventude, sabe, que a discussão do processo estadual deu-se pelo compromisso das entidades no FMJ, se preocupar com o debate a nível de município e estado.Pra nós o Conselho Municipal de Juventude é uma das conquistas do FMJ, pois o fórum tem uma atuação efetiva no município. Somos referência no nosso Estado e a nível Nacional, pois temos um compromisso com os direitos juvenis. Para alguns jovens, que se consideram líderes e só sabem criticar, sem fundamentação, e que não acreditavam no fórum, nós mostramos que o trabalho em grupo de fato é possível, para as conquistas e lutas pela efetivação dos nossos direitos.
A coordenação do FMJ, composta por Secretaria, Colegiado e GT´s, têm orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo no nosso município. Nossos encontros são descentralizados, estamos levando as Rodas de Diálogo, para os bairros de São Luís, envolvendo novos atores sociais, na discussão das políticas públicas.
Na elaboração das Conferências de Segurança, o FMJ estava na COE, através da representação de Luís Claúdio, que coordenou a equipe de Sistematização e Metodologia, na Conferência. O FMJ organizou Roda de Diálogo, Conferência Livre sobre: Juventude, Mídia, Segurança Pública e a Cultura de Paz, @s jovens participaram e discutiram na Conferência Municipal e Etapa Estadual, as questões de segurança e as políticas de juventude, para a prevenção e educação da cultura de direitos e efetivação das nossas políticas. A CES no FMJ, faz parte do Colegiado e no Fórum tem uma atuação compromissada. Muitas entidades estudantis estão no FMJ, mas poucas de fato, assumem o compromisso com as atividades do fórum.
Teve entidade do Movimento Estudantil, que apareceu, só para fazer baderna, gritar e tentar excluir, quem participa. E depois, queria colocar a culpa na secretária, vai ser cara de pau, lá em Brasília, pois eram lá que estavam, para barganhar cargos na secretaria de estado. E para quem não sabe, a decisão das indicações das entidades acontece em plenária do FMJ, se confiaram pensando que a inclusão do acréscimo nos critérios - "Entidades que fazem parte do CEJOVEM, não poderia pleitear a vaga de titularidade, no Conselho Municipal", fossem garantir vagas, dentro do segmento. A coordenação do FMJ, levou todas as decisões para a Assembléia e nunca, em momento algum fechou acordos, para garantir "A" ou "B", no Conselho.
As 22 entidades, que estão no COMJOVE, foram indicadas por segmento e dentro dos critérios levantados e aprovados em reunião. Todas são legítimas, umas com mais tempo de atuação outras com menos tempo, mas isso não quer dizer que não desenvolvem trabalhos de/com e para as juventudes.
Nós estamos de parabéns! Juventudes em Movimento, fazendo parte desta luta, as entidades que coordenam o FMJ:
Secretaria: BEMFAM - Dayana Roberta e MEI - Ulisses (Mãozinha)
Colegiado: PJ - Eunice Chê, GAAC - Tacila Nascimento, GIPO/RENAJU - Luís Claúdio e CES - Lucivaldo Lopes.
Mais uma conquista de tod@s, que fazem parte do Fórum Municipal de Juventudes, saiu do papel a criação do Conselho Municipal de Juventude. Somos responsável, por tudo aquilo que conquistamos, só conseguimos devido o esforço, compromisso de muitas pessoas, por que não começou hoje essa discussão, isto é reflexo do trabalho coletivo.Deixo como reflexão para o movimento de juventude a seguinte estrofe da música de Raul Seixas, "Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho. Um sonho que se sonha junto, é realidade".




__________________________





*Atriz, Acadêmica de Teatro/UFMA, Educ. Popular, Feminista, Jovem Protagonista dos Movimentos Sociais - criança/adolescente, juventude e mulheres.