quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AS JUVENTUDES E O PROTAGONISMO

As entidades e movimentos sociais ao trabalhar com a/o jovem, deve-se encará-la/o como atoreza e ator do processo, sendo propositiva/o. O foco do Protagonismo Juvenil é a criança, a/o adolescentese e jovens, participando ativamente de todo o processo. De acordo com Costa, quando o adolescente, individualmente ou em grupo, se envolve na solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, temos, diante de nós, um quadro de participação genuína, o qual pode ser chamado de protagonismo juvenil. (1999,s.p.). Esta reflexão de Costa, nos remete outra situação, com relação às crianças, adolescentes e jovens, que não tem a oportunidade de atuar como protagonistas, por que seguem decisões já tomadas, sem acontecer a participação.Nos projetos sociais, cabe a instituição, movimento fortalecer o papel da/o jovem, no compromisso ético e político, além de contribuir permanentemente com a formação crítica, para as tomadas de decisões.
O protagonismo juvenil corresponde à AÇÃO mais MUDANÇA, com objetivo para a TRANSFORMAÇÃO da Realidade. Não adianta ser protagonista de um trabalho e permanecer em pequenas ilhas, sem constituir uma rede.
Parafrasenado o Dr. Marcos Bulhões - Deve-se sair da inércia e começar a criar Ilhas de Desordem.
Os Resultados da pesquisa Adolescente e Jovens do Brasil: participação social e político, mostrou que as/os entrevistadas /os destacam a Discriminação Racial, como o segundo maior problema brasileiro, logo após vem a Corrupção e seguido das questões de segurança.
A juventude está de olho nas problemáticas sociais.

Jovens no Encontro do SPE em Fortaleza




No dia 10 a 12 de agosto, está acontecendo em fortaleza a Formação do Projeto "Saúde e Prevenção na Escola" para e com jovens, além de contar com a participação de profissionais na área de saúde e educação.


O jovem multiplicador do Centro de Jovens da BEMFAM - Jean Rousseau e a ponto focal Karina Martins, participaram do encontro do SPE. A galera do CJ/BEMFAM, fica muito feliz pela participação ativa d@s Jovens Multiplicadores (as), nos encontros, fóruns, conselhos e eventos.


Do Marnhão, lém da BEMFAM, estavam presentes os Jovens, Ailson do SOLEVIDA, os jovens do SPE/MA e o Secretário Geral do FEJMA - Raphael Oliveira. Os Jovens do Maranhão, fazendo bonito no encontro, em Fortaleza!


Estão de parabéns pela ATITUDE, na participação pela construção da qualidade de vida d@s jovens!