terça-feira, 21 de abril de 2015

Governo inicia Reestruturação do Conselho Estadual de Juventude


GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fonte: SEEJUV            Texto: Gildean Farias

21/04/2015

Reativar e organizar o Sistema Estadual de Juventude é uma das principais metas da gestão do governador Flávio Dino para a área da juventude. Para iniciar esse processo, fazia-se necessário resolver o impasse jurídico sobre o Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM), que por conta de resolução da gestão anterior prorrogava os mandatos dos últimos membros do Conselho por tempo indeterminado.

Para resolver esse problema, o Governo do Estado publicou decreto no último dia 31 de março revogando a resolução de 4 de maio de 2012, que previa a prorrogação dos mandatos. O Decreto nº 30.692, de 31 de março de 2015, revogou a resolução para que novas eleições sejam realizadas e os novos conselheiros tomem posse.

A gestão estadual entende que a organização juvenil é imprescindível para a proposição das políticas públicas necessárias para fortalecer o protagonismo juvenil no estado. Dessa forma, além de abrir o processo de reativação e fortalecimento do sistema estadual de juventude, o Estado também tem incentivado e auxiliado a estruturação dos conselhos e fóruns de juventudes nos municípios maranhenses, promovendo, juntamente com as organizações juvenis, discussões sobre a 3ª Conferência Estadual de Juventude.

O decreto que revoga o mandato, até então, por tempo indeterminado é um exemplo do compromisso com o processo democrático e empenho na reativação do Cejovem. A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV) divulgou nota esta semana explicando a finalidade da decisão e os seus benefícios, tanto para a reativação quanto para formação de novos quadros no sistema de juventude do estado. Confira a nota na íntegra:


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre o Decreto nº 30.692, de 31 de março de 2015, que revoga a resolução de 4 de maio de 2012, que previu a prorrogação dos mandatos dos últimos membros do Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM), a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), esclarece que:

1 – Preocupada com a ausência política do Conselho Estadual da Juventude, até então inativo, e reconhecendo sua importância no debate de políticas publicas, a Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude iniciou mobilização para sua reativação e reestruturação. Para tanto, foi encaminhado parecer jurídico recomendando dissolução da composição atual e convocação de novo processo eleitoral, em parceria com o Fórum Estadual da Juventude (FEJMA);

2 - Desta forma, não foi o CEJOVEM que foi revogado, mas tão somente sua última composição indicada na gestão passada e mantida por tempo indeterminado no Conselho. A dissolução desta antiga composição resolve um imbróglio jurídico criado com a prorrogação do mandato por tempo indeterminado e instaura o processo eleitoral que rompe com a desmobilização de tão importante instância decisória da juventude maranhense;

3- O processo de escuta dos movimentos sociais juvenis para a nova composição do Conselho está em curso, obedecendo aos calendários da SEEJUV e do FEJMA. A administração estadual age em sintonia com a necessidade e preocupação de reativar o Conselho, recuperar seu protagonismo e dotá-lo da infraestrutura necessária ao seu funcionamento para que cumpra seus objetivos legais e políticos como instrumento de luta e representatividade da juventude;

4 - A dissolução da atual composição foi o procedimento mais adequado do ponto de vista legal e político. Agora recomeça o processo de forma tranquila e pactuada com o Fórum Estadual da Juventude, que também está se rearticulando. Estado e sociedade civil poderão fazer escolhas democráticas para a nova composição;

5 – A SEEJUV trabalha para que na próxima gestão, o Conselho seja mais forte, ativo e protagonista na formulação das políticas públicas que a juventude maranhense precisa;

6 – Por fim, a SEEJUV reafirma a abertura ao diálogo de reconstrução do CEJOVEM, saúda todas as iniciativas neste sentido e faz uma grande chamada aos movimentos e organizações da sociedade civil de juventude para participarem do processo com vistas a construir uma nova história para a juventude do Maranhão.

São Luís, 21 de abril de 2015.
Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude

DE QUE JUVENTUDE FALAMOS?

Olá queridos/as,

Falar das questões de juventude no Maranhão, nos remete à diversidade dos segmentos. 
Jovens que militam, estudam, trabalham ou os que não estão nos espaços constituídos como Fórum Municipal e Estadual de Juventude, Conselhos de Juventude, Redes, Coletivos, Pastorais, etc. 
Estamos retomando as atividades para agregar mais agentes no processo.
Além da mudança de governo, com uma Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude, os espaços constituídos de atuação das juventudes maranhenses, mantiveram o diálogo desde o Ato de Posse da SEEJUV, no qual o segmento apoia a gestão, pois temos colegas de militância na equipe de trabalho. 
O Fórum Estadual de Juventude sob a sigla FEJMA, está retomando a organização da juventude no Estado, pois a cada mudança de gestor, a juventude ficava sem apoio.
E sobre o Conselho Estadual de Juventude - CEJOVEM foi criado à partir da organização da juventude maranhense, no amplo debate sobre as Políticas Públicas de Juventude, promovidas pelo FEJMA, que foi criado no I Encontro Estadual de Juventude, ocorrido em 2006 na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Não dá para dizermos que a juventude está recomeçando, sem mencionar os esforços que começaram desde 2002, com ações das instituições de juventude, que estavam se envolvendo com os debates à cerca do segmento.
Em 2004/2005 com as ações da Rede Sou de Atitude/MA, consegui-se realizar um seminário que agregou diversos segmentos, que provocou a criação do Fórum Municipal de Juventude de São Luís - FMJ, responsável por todo o debate no Maranhão. Foi o FMJ que organizou o I Encontro Estadual de Juventude, esteve à frente da criação do FEJMA, CEJOVEM e muitas lutas consegui-se com essas frentes constituídas. 
Tanto se fala de Políticas Públicas de, com e para as juventudes, muitos/as adolescentes, jovens contribuíram com esse processo, quando interagiram nos fóruns e conselhos de juventude, principalmente nos municípios e aqui não falo somente da capital. Observa-se que o segmento é utilizado apenas em discursos políticos e na prática não se constitui ações de grande impacto.
Não dá para desconsiderar o acúmulo de jovens que dedicaram dias de encontros, organizaram reuniões do FEJMA em suas cidades, ou àqueles/as que chegaram aos cargos de gestores municipais de juventude, vereadores/as, técnicos/as, assessores/as. As pessoas não são objetos descartáveis, nem obsoletos. Quando se fala em trazer outros jovens para o campo do debate e para ocupar os espaços do FEJMA e CEJOVEM, precisamos entender que é um processo contínuo, alicerçado em projetos de formação contínuos para as juventudes maranhenses. Para que ocupem qualquer espaço público, tendo conhecimento no campo de atuação escolhido. 
Sobre a revogação da gestão do CEJOVEM que o governador assinou, os/as conselheiros/as da Sociedade Civil desde o início da gestão dialogaram com a SEEJUV e uma ação direcionada ao espaço deveria ser comunicado antes, pois estamos falando de um processo que se revigora na experiência dos acertos e aprendizado dos erros ao longo da caminhada. 
Em maio na reunião do FEJMA acontecerá a escolha dos/as representantes da sociedade civil para os cargos do fórum e conselho, no qual será responsável pelas proposições das PPJ's que nunca tivemos no Maranhão. 


#Juventude
#CEJOVEM
#Maranhão
#NovasPerspectivas