sábado, 18 de abril de 2015

O Cenário da Juventude


A Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude do Maranhão - SEEJUV/MA receberá a visita do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT/MG), Presidente da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres da Câmara Federal. 
A Roda de Conversa sobre o Extermínio da Juventude Negra faz parte do debate nacional promovido pelo Fórum Nacional de Juventude Negra, juntamente com outros movimentos de juventudes. Trazendo para a agenda pública o genocídio da juventude negra, pobre e da periferia. 
No Maranhão, a realidade não é tão diferente dos outros Estados, porque o descaso com as juventudes tornou-se histórico, por vários motivos, um deles é a falta de compromisso da gestão pública em governos anteriores. Teremos que encaminhar em caráter de urgência a criação de programas de juventude estadual.
No Estado temos o Fórum Estadual de Juventudes - FEJMA, criado em 2006 e Fórum de Juventude Negra do Maranhão - FOJUNE/MA, bem como Fórum Municipal de Juventudes de São Luís - FMJ, ambos referências no debate da Violência e Extermínio da Juventude Negra. São muitas instituições que estão promovendo ações para dar visibilidade ao debate da violência contra a juventude. Podemos citar em São Luís, atividades promovidas pela Pastoral da Juventude, FMJ, Diretório Central da Estácio de Sá, ao abordar a questão da Redução da Maioridade Penal e a situação da juventude diante desse cenário.  
O FEJMA, no encontro estadual em maio irá retomar as discussões no Plano Estadual de Juventudes do Maranhão - PEJMA, enquanto mecanismos da política de juventude no Estado. O Plano deve incorporar as propostas da Plataforma de Juventude Negra e das Mulheres Jovens, em todos os eixos do Plano. Encaminhando para a SEEJUV, a proposta de data para Audiências Públicas (municipais e estadual) para tratarmos da efetivação e implementação do Sistema Estadual de Juventude e regulamentação do Sistema Municipal nos municípios. Tendo em vista, que a juventude foi a única prejudicada com a omissão do poder público em governos descompromissados com o segmento. 
Pela auto organização das juventudes nos municípios, por meio de formações continuadas para a mobilização e incidência política em todas as esferas de atuação.
#PelaImplementaçãodasPPJ's
#PeloDesenvolvimentoJuvenil 
#AJuventudeQuerViver.

BATUCADA EM SÃO LUÍS

BATUCADA VOLTA AO BRASIL
 E PERCORRE UNIÃO, PARNAÍBA E SÃO LUÍS

Depois de Bruxelas, Teresina e Frankfurt, o BATUCADA, de Marcelo Evelin/Demolition Inc.,volta ao Brasil neste mês de abril. 

                                                       Foto: Sérgio Cadah, 2014.
A trajetória inicia lançando o Galpão do Cibrazém, em União, como um novo espaço cultural para a cidade, no dia 16 de abril. Segue para o Porto das Barcas em Parnaíba no dia 18/04 e por fim encerra o circuito em São Luís, na Casa do Maranhão, às 19 horas no dia 20 de abril.

BATUCADA se propõe como um acontecimento. O ritmo transita entre a festa e o protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e as subjetividades dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos contagia, desmancha fronteiras entre expectador e artista, e provoca reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.

Mascarados, os corpos subversivos batucam panelas, frigideiras e latas numa espécie de desfile apoteótico e revolucionário. O grupo é diverso e vibrante, artistas e "não artistas", da dança, do teatro, da música, arquitetura, moda, performance, da vida. Vindos de diversos lugares do Piauí e de outros do Brasil, estes mais de 40 performers cidadãos - selecionados a partir de uma convocatória pública - se misturam e se transformam um no outro, e na cadência de uma batucada atravessada, enganchada, suspensa, os corpos tornam-se instrumentos para as estruturas rítmicas e impulsionam a cadência de uma coreografia da qual o público também faz parte.
                                          Foto: Sérgio Cadah, 2014. 

BATUCADA foi concebido para o Kunsten Festival des Arts, um dos principais festivais de arte performática da Europa, realizado em Bruxelas (Bélgica), onde aconteceu sua estreia internacional em maio de 2014. A estreia nacional aconteceu no Galpão do Dirceu, em Teresina, em janeiro deste ano.

Para a circulação no Piauí, que se estende a capital maranhense, este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013. 

Conta com o importante apoio da Casa Porã, Grupo Carvalho, Marka Mídia, SA Propaganda, Governo do estado/FUNDAC, Prefeitura Municipal de União, Associação Cultural Uniartes, SESC Piauí, Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, Conexão Dança (MA), Guest House, UFMA/DCE e Casa do Maranhão/FUNC. 

SERVIÇO
UNIÃO | 16/04 >> Galpão do Cibrazém, às 20 horas. @entrada gratuita
PARNAÍBA | 18/04 >> Porto das Barcas, às 21 horas. @entrada gratuita
SÃO LUÍS | 20/04 >> Casa do Maranhão, às 19 horas. 
Ingressos: @ R$ 10 inteira, R$ 5 meia 

+ informações 2015batucada@gmail.com
++ informações para imprensa:
Vicente de Paula | assessor de comunicação - (86) 9932-8378
Samartony Martins | assessor de comunicação - (98) 98801-6028

Fonte: Conexão Dança, 2015. Eriverto Viana, São Luís/MA.