terça-feira, 18 de agosto de 2009

Projeto forma 150 adolescentes e jovens em Direitos Sexuais e Reprodutivos

Projeto A VOZ DOS JOVENS forma 150 adolescentes e jovens em Direitos Sexuais e Reprodutivos

Cerca de 150 adolescentes e jovens de sete comunidades de São Luís - Maracanã, Vila Maranhão, Povoado Argola e Tambor, Gapara e Vila Nova República, na área Itaqui-Bacanga, e de Cidade Olímpica e Janaína concluem nesta quarta-feira, dia 19, o projeto A Voz dos Jovens “Desenvolvimento de Capacidades em Direitos Sexuais e Reprodutivos: A Voz dos Jovens”.

Foram dois anos de atividades intensas, reuniões, seminários, palestras, passeatas e campanhas, nas quais cada adolescente e jovem teve a oportunidade de aprender e de multiplicar em escolas e postos de saúde o conhecimento sobre o tema que obtiveram por meio do projeto.
Houve ainda a capacitação de 60 professores de escolas públicas das áreas abrangidas pelo projeto, no intuito de promover melhorias na metodologia e adequação do trabalho desenvolvido por eles, para que alguns temas transversais deixassem de ser um tabu em sala de aula. “Antes do projeto era muito difícil falar para os alunos do nu na disciplina de artes, mas hoje parece a coisa mais natural do mundo”, declara a professora Conceição Oliveira Paixão, da escola João do Vale, no Gapara.

A jovem Sinara, 16 anos, da comunidade Vila Nova República conta que o trabalho que realizaram como monitores foi muito proveitoso e diz acreditar que muitas pessoas foram beneficiadas pelas informações repassadas. “A gente fazia ações, atividades nos postos de saúde, nas ruas e levava informações para aquelas pessoas que tinham carência de conhecimento, que não sabiam e não procuravam se informar sobre DSTs, preservativos e outras coisas assim. E com o nosso trabalho a gente pode ajudar muita gente. Gostei muito da experiência”, relata a jovem.
O projeto é uma realização da Plan Brasil com a facilitação da Bemfam - Bem Estar Familiar no Brasil (parceria PLAN e BEMFAM).
A BEMFAM E PLAN oraganizaram o Seminário de Encerramento do Projeto A Voz do Jovem, para acontecer dia 19 de agosto (amanhã), as 14 horas, no Auditório Botânico da Vale - Itaqui Bacanga.

Estarão presentes, a gerente da Unidade de Programas da Plan em São Luís, Célia Bonilha, a coordenadora da Bemfam no Maranhão, Graça Lima, representantes das secretarias de Educação e Saúde do Estado, e membros do Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, o qual dará continuidade às ações. Na oportunidade serão apresentados os resultados da pesquisa CAP - Conhecimentos, Atitudes e Práticas em SSR – Saúde Sexual e Reprodutiva e alguns relatos de experiências e depoimentos de professores e jovens multiplicadores do projeto.


EVENTO: Seminário de Encerramento do projeto: "Desenvolvimento de Capacidades em Saúde Sexual e Reprodutiva."
DIA: 19 de agosto, quarta-feira.
HORA: 14h.
LOCAL: Auditório Parque Botânico Vale do Rio Doce.

PROGRAMAÇÃO
• 14h: Abertura.
Composição da mesa com a fala da Bemfam (Graça Lima), Plan (Célia Bonilha) secretários de Educação e Saúde, e do Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que dará continuidade às ações do projeto de DSSR.
• 14h30: Apresentação dos resultados da pesquisa CAP (Conhecimentos, Atitudes e Práticas em SSR) e mostra do comparativo da pesquisa diagnóstico do início do projeto com a atual.
• 15h: Relatos de experiências e depoimentos de três professores, três jovens multiplicadores e de quatro jovens ativistas e monitores.
• 16h: Apresentação cultural dos jovens participantes do projeto.
• 16h30: Encerramento com coffee-break.

Mais informações e fotos:
karina Martins - BEMFAM 3212-8680
Selma Rosa - Assistente de Mídia e Comunicação/Mídia and Communication Assistant Plan BrasilAvenida Colares Moreira, Q. 121, Nº 01Renascença – São Luís, MaranhãoCEP 65075-441- BrasilTel: +55 98 3227-4882Mobile: +55 98 8864-1042Fax: +55 98 3235-4406