sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Análise do Processo Juvenil

Bom Dia, para todas e todos internautas, grupos juvenis e instituições dos Movimentos Sociais,


Quero informar-lhes que durante o período que passamos sem escrever, muitas coisas aconteceram em São Luís, nos municípios do Maranhão, na articulação do Nordeste e no país. No Maranhão, infezlimente não es tivemos o avanço esperado, quanto a efetivação da discussão e garantia das políticas públicas, ou seja, sua implementação enquanto política de Estado. No Nordeste Brasileiro, estamos avançando com a frente das juventudes, para as conquistas Juvenis do Nordeste.
No Brasil, a movimentação da juventude e toda sociedade civil é para aprovação do Pacto da Juventude - Políticas Públicas de, com e para as Juventudes, através da discussão do Pacto nos Estados e o comprometimento dos candidatos durante ato político, com as instâncias de Juventudes, como Fóruns de Juventudes e Conselhos, espaços estes com participação de organizações juvenis das diversas frentes dos movimentos sociais.
O encaminhamento político, é que todos os Estados, discutam a garantia e compromomisso do Pacto da Juventude, que foi reformulado pelo Conselho Nacional de Juventudes. O sucesso da frente de juventudes, depende de cada um de nós jovens, responsáveis pela mudança de nossas realidades.
Fazendo uma análise da participação da juventude, obtivemos um empoderamento inferior comparado com os índices de jovens, que não estão inseridos diretamente no processo de discussão ou intervenção de suas políticas, um fato que reflete no cenário local. O que nós jovens militantes de diversas frentes, estamos fazendo para inserir outros representantes no movimento de juventudes?
Uma parcela tornou-se a juventude intelectualizada, enquanto que a outra parte não conseguiu avançar dentro do movimento, devido o pouco estudo da realidade juvenil local e global, sem esquecer da parcela que não se envolve diretamente com as discussões políticas. Por isso, digo que esta parcela d@s intelectuais juvenis, devem preparar novos adeptos, por que senão o movimento vai envelhecer, que nem o segmento estudantil, com as castas de pseudos donos e líderes de si mesmo.
Muda Juventude!