segunda-feira, 20 de abril de 2015

UFMA em Destaque

A UFMA de ontem, de hoje e do amanhã...

A Universidade Federal do Maranhão, maior Instituição de Ensino Superior do estado, ao longo do tempo, passou por importantes avanços, seja no que tange o ensino, pesquisa e extensão, tripé constitucional da Universidade, ou nas questões estruturais, com grandes reformas e ampliações. Nos últimos anos, houve o maior investimento da história desta Instituição, com a democratização do Ensino Superior, através da adesão por parte da Universidade ao ENEM, dos avanços sociais, através das pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico, da modernização, através da implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e outros sistemas de informação, da qualificação dos professores, dos novos cursos, dos programas e projetos reconhecidos e da ampliação da Universidade.
É fato que ainda é preciso avançar em alguns pontos para se chegar a uma Universidade com excelência em todos os setores, mas isso precisa ser construído de forma coletiva, responsável e coerente. Partindo dessa análise, observa-se que os debates e as proposições acerca da Universidade, devem acontecer permanentemente, não só em período de Consulta Prévia para Reitor e Vice-Reitor, pois é dever de todos os agentes, ali inseridos, dar sua contribuição na construção de uma Universidade ainda mais comprometida com os anseios da sociedade.
O processo de expansão da universidade é um dos marcos dos últimos anos, pois possibilitou que outras regiões tivessem acesso ao Ensino Superior e contribuiu, significativamente, para o desenvolvimento de vários municípios. Entende-se que o pleno funcionamento da UFMA nos campi, perpassa pela construção de diálogos com os entes federados, que fortalece, ainda mais, o papel da universidade de formar bons profissionais para atuarem nas mais diversas áreas de conhecimento em todo estado.
Percebe-se que não reconhecer todos os avanços e esforços, conquistados recentemente, é desmerecer a importância que a Universidade alcançou no cenário nacional, através de seus professores/as, servidores/as técnico-administrativos e estudantes, que muito contribuíram e contribuem para manter a UFMA como referência de Ensino Público Superior.
O amanhã da UFMA começa hoje, através do reconhecimento dos significativos avanços vistos nos últimos anos, que possibilitaram a construção de uma universidade que dialoga com seu tempo e não quer uma mudança só de palavras, mas comprometida, verdadeiramente, com todos. 

Assinam este texto:
  1.       André Nascimento – Graduando do curso de Zootecnia – Campus Chapadinha
  2. Bernardo Corrêa – Graduando do curso de Teatro
  3. Carla Bethânea – Graduanda do curso de Oceanografia
  4. Charles Martins – Graduando do curso de Letras/Inglês
  5. Dayana Roberta – Graduada em Teatro/Núcleo Arte na Escola da UFMA
  6. Denílson Costa – Graduando do curso de Pedagogia
  7. Esdras Barros – Graduando do curso de Economia
  8. Fiama de Cássia – Graduanda do curso de Direito
  9. Florismar de Oliveira – Graduanda do curso de Pedagogia
  10. Isla Rafane – Graduanda do curso de Letras/Espanhol
  11. James Lopes – Graduando do curso de Teatro
  12. Layse de Maria – Graduanda do curso de Geografia
  13. Lucas Brasil – Graduando do curso de Pedagogia
  14. Oliana Abrantes – Graduanda do curso de Educação Artística
  15. Paloma de Castro – Graduanda em Artes Visuais
  16. Paulo Marques – Graduando do curso de Letras/Espanhol
  17. Priscila Serra – Graduanda do curso de Enfermagem
  18. Silas Dias – Graduando do curso de Letras/Francês
  19. Thaiane Alves – Mestranda em Letras
  20. Thalita Borba – Graduanda do curso de Oceanografia
  21. Valéria Bastos – Graduanda do curso de Biblioteconomia
  22. Vinícius Viana – Graduando do curso de Teatro
  23. Vladimir Antônio Gomes – Graduando do curso de Administração
  24. Yêda Estela – Graduanda do curso de Teatro
  25. Yuri Diniz – Graduando do curso de Engenharia Elétrica


Memória da Pasta de Juventude no Estado


Para relembrar e para quem não conhece a história da juventude nos governos, trago um resumo desse processo. Espero não ter esquecido nada, porém se isso aconteceu, peço que deixe nos comentários para incluir no texto. 

A primeira vez que a juventude foi pensada no governo, esse momento se deu na gestão do ex governador Reynaldo Tavares,(2002/2006) quando criou a pasta da juventude, enquanto extraordinária, vinculada com a Secretaria de Solidariedade Humana e teve como Secretário Extraordinário Felipe Klam.

Em 2006/2007 o Fórum Maranhense de Juventudes - FEJMA já cobrava que o governo criasse a Secretaria Ordinária de Juventude, porque o Maranhão tinha uma dívida histórica com a juventude. 

Depois veio o governo de Jackson Lago e nomeou Weverton Rocha (Dep. Deferal do PDT) para Secretário Extraordinário de Juventude e seu adjunto foi Marcio Jardim (Secretário de Estado de Esporte - PT). 

Nós temos uma Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude - SEEJUV, desde quando o saudoso, ex governador Jackson Lago estava no poder, a situação da pasta não havia se tornado ordinária. Na época a SEEJUV era vinculada à Casa Civil. 

Durante o período de 2008, a nível nacional a discussão entre os/as gestores de juventude seria a fusão, como uma ação imediata. Então fundiram com Esporte que era a pasta que tinha recursos. 

E assim, aconteceu a fusão de esporte e juventude durante a gestão do ex Secretário Weverton Rocha. Porém, esse modelo não contemplava a implementação dos programas de juventude, na perspectiva da efetivação das Políticas Públicas de Juventudes. A fusão no Maranhão não funcionou, porque os recursos do esporte não poderia ser retirado para ações que não fossem do segmento. Com isso, tínhamos as demanda dos dois segmentos (esporte e juventude), que por mais que trabalhassem com jovens de 15 a 29 anos, não chegava a trabalhar a intersetorialidade para envolver as diversidades da juventude.

Roseana tomou o governo e deixou vinculada a fusão, depois à pedido dos Secretários, assessores, desmembrou novamente e a deixou Extraordinária, vinculada à Casa Civil. Naquele período, a pasta que mais trocou de Secretário foi a da Juventude. Muitos foram os descasos causados na gestão passada, quer seja pela falta de compromisso com as políticas de juventude, quer pelo fato que o Maranhão retrocedeu com relação aos avanços que a juventude integrante do FEJMA estava pautando na esfera pública a nível estadual, municipal e nacional.

Com a mudança de governo, nós temos um cenário propício para  a retomada dos trabalhos parados à respeito das Políticas Públicas de Juventude no Maranhão. 

O governador Flávio Dino fez a melhor escolha para conduzir os trabalhos da juventude, a Secretária de Estado Tatiana Pereira. Ela tem em sua trajetória, a participação nos movimentos de juventude, com intervenções nos espaços de discussão e proposição da juventude, como o Fórum Municipal de Juventudes, representando a Rede de Jovens do Nordeste, além de integrar a Rede de Educadores/as Populares e a comunidade do Coroadinho, com representação a nível de nordeste e nacional. A pasta está muito bem representada na companheira de luta. 
O que precisamos avançar junto ao Governador é a autonomia da SEEJUV, pois ela precisa sair da categoria de Extraordinária vinculada à SedhPop para se transformar em Secretaria de Estado de Juventude, uma pasta ordinária, com dotação orçamentária e assim poder efetivar os programas de juventudes no Estado. 

Na condição de extraordinária, a SEEJUV não executará nenhuma política, porque não tem recursos. Governador Flávio Dino, o seu maior eleitorado foi jovem, por isso a juventude maranhense precisa de total atenção. 

Muitos são os desafios que a nossa Secretária Tatiana Pereira enfrentará no Estado, porque ela está retomando os trabalhos negligenciados por questões políticas a nível estadual e municipais. 
A primeira grande ação da SEEJUV será a retomada da discussão, aprovação e implementação do Plano Estadual de Juventude, realização da Semana de Juventude no Combate à Violência e Extermínio da Juventude Negra, com ações nas regiões do Estado, enquanto elaboração das politicas de juventudes municipais.
Estamos junt@s para superarmos os desafios. A juventude maranhense, o FEJMA e demais instituições promotoras do desenvolvimento juvenil, estão dispostas para o trabalho na gestão participativa, visando as conquistas que a Secretária Tatiana Pereira, enquanto gestora conduzirá para garantir a efetivação das políticas de juventude, abrangendo as demandas da juventude maranhense. 

Todos/as pela PPJ'S no Maranhão, tendo em vista, que será uma vitória coletiva, entre as juventudes, Secretaria de Juventude e Governo do Estado. 

#PorRecursosParaSEEJUV
#QueremosSecretariaOrdinária
#AutonomiaDaJuventudeMaranhense