sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MAIS UMA CONQUISTA DO FÓRUM MUNICIPAL DE JUVENTUDES


















No dia 03 de Setembro, aconteceu uma grande conquista, para as juventudes de São Luís. O prefeito João Castelo, empossou ontem, pela manhã as(os) Conselheiras (os) de Juventude, composto por 11 representantes da Sociedade Civil e Poder Público. O Fórum Municipal de Juventudes de São Luís, utilizou como critérios para a composição da Juventude, a gestão de alternância e segmentação, possibilitando assim 11 representantes titulares e suplentes, no mandato de dois anos, cada Instituição assume um ano. Da mesma forma, que o Conselho Nacional de Juventude se organiza. "Para as entidades que compõem o FMJ, pensar o COMJOVEM desta maneira é proporcionar a integralidade, valorização de cada organização, na gestão do Conselho Municipal de Juventudes" Dayana Roberta
O Fórum Municipal de Juventudes, sabe da o quanto lutamos por este dia, muitas pessoas participaram da construção do FMJ. As Audiências de Formação, que começaram em Dezembro de 2008, preparou a juventude, das referidas instituições, na discussão das políticas públicas de juventude.
Temos que agradecer a dedicação e compromisso das entidades, que participam das discussões e atividades do Fórum. Muitos querem comer o bolo, poucos preparam a massa.
De todo o processo de discussão, queremos agradecer aos parceiros das Audiências de Formação: Escola Liceu Maranhense, Faculdade São Luís, Escola Mário Meureles (Zona Rural), Escola Dayse Galvão (Vila Embratel/Itaqui-Bacanga), Escola Barjonas Lobão (Coatrac). Ao Instituto de Formação Juvenil, BEMJOVEM-BEMFAM, PJ, CES, ONG AÇÃO JOVEM, RENAJU, JPT, FEONGMA, JSPDT, JSPSDB, CONSELHO TUTELAR CENTRO E ZONA RURAL, JOVENS ATIVISTAS, UMADESL, JSB, PRB JOVEM, INSTITUTO CONEXÃO JOVEM, SEBRAE, MEI, COLEGIADO DA JUVENTUDE, COMITÊ DA CIDADANIA, COLETIVO JOVEM DO MEIO AMBIENTE, CEJOVEM, UJS... À SUPERINTÊNDENCIA DE RELAÇÕES COM A COMUNIDADE - MIVAN GEDEON, Vereador Vieira Lima, Luciana Coêlho - ex ponto focal do Centro de Jovens, Karina Martins - ponto focal do BEMJOVEM.
Essas foram as Instituições, que direta ou indiretamente fortaleceram cada etapa das Audiências de Formação.Quero agradecer ao companheiro Samuel Bastos, pela participação no primeiro encontro para apresentar a metodologia das Audiências de Formação.
Nós sabemos, o quão importante é esta conquista, que deu-se na organização e fortalecimento do FMJ. Outra conquista, se deu nas atividades do Dia Internacional de Juventude - 30 de Março, onde o Fórum realizou as ações: Tribuna da Juventude, um ato que aconteceu em frente à Biblioteca Benedito Leite e logo após, um painel na Câmara de Vereadores, o FMJ através de seus representantes, evidenciaram as bandeiras de lutas, para a implementação e compromisso com as políticas públicas, além de encaminhar para a Comissão da Infância e Juventude da Câmara de Vereadores (as), presidida pelo Vereador Vieira Lima, o projeto de Lei para o Dia Municipal e a Semana Municipal de Juventudes. O veredor Vieira Lima fez o projeto, foi aprovado na Câmara e depois o Prefeito João Castelo reafirmou o compromisso com a Juventude, aprovando e assinando o projeto. Agora Vai!
Com o empenho e compromisso de todas e todos, vamos garantir os direitos para as Juventudes, do nosso município. O Conselho tem muito o que fazer e tem como retaguarda de proposição o Fórum Municipal de Juventudes de São Luís. As (os) Conselheiras (os) farão uma agenda comum de lutas, que sejam discutidas pelo FMJ e defendidas no COMJOVEM.
Valeu Juventude!