sábado, 18 de abril de 2015

O Cenário da Juventude


A Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude do Maranhão - SEEJUV/MA receberá a visita do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT/MG), Presidente da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres da Câmara Federal. 
A Roda de Conversa sobre o Extermínio da Juventude Negra faz parte do debate nacional promovido pelo Fórum Nacional de Juventude Negra, juntamente com outros movimentos de juventudes. Trazendo para a agenda pública o genocídio da juventude negra, pobre e da periferia. 
No Maranhão, a realidade não é tão diferente dos outros Estados, porque o descaso com as juventudes tornou-se histórico, por vários motivos, um deles é a falta de compromisso da gestão pública em governos anteriores. Teremos que encaminhar em caráter de urgência a criação de programas de juventude estadual.
No Estado temos o Fórum Estadual de Juventudes - FEJMA, criado em 2006 e Fórum de Juventude Negra do Maranhão - FOJUNE/MA, bem como Fórum Municipal de Juventudes de São Luís - FMJ, ambos referências no debate da Violência e Extermínio da Juventude Negra. São muitas instituições que estão promovendo ações para dar visibilidade ao debate da violência contra a juventude. Podemos citar em São Luís, atividades promovidas pela Pastoral da Juventude, FMJ, Diretório Central da Estácio de Sá, ao abordar a questão da Redução da Maioridade Penal e a situação da juventude diante desse cenário.  
O FEJMA, no encontro estadual em maio irá retomar as discussões no Plano Estadual de Juventudes do Maranhão - PEJMA, enquanto mecanismos da política de juventude no Estado. O Plano deve incorporar as propostas da Plataforma de Juventude Negra e das Mulheres Jovens, em todos os eixos do Plano. Encaminhando para a SEEJUV, a proposta de data para Audiências Públicas (municipais e estadual) para tratarmos da efetivação e implementação do Sistema Estadual de Juventude e regulamentação do Sistema Municipal nos municípios. Tendo em vista, que a juventude foi a única prejudicada com a omissão do poder público em governos descompromissados com o segmento. 
Pela auto organização das juventudes nos municípios, por meio de formações continuadas para a mobilização e incidência política em todas as esferas de atuação.
#PelaImplementaçãodasPPJ's
#PeloDesenvolvimentoJuvenil 
#AJuventudeQuerViver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário