segunda-feira, 20 de abril de 2015

Memória da Pasta de Juventude no Estado


Para relembrar e para quem não conhece a história da juventude nos governos, trago um resumo desse processo. Espero não ter esquecido nada, porém se isso aconteceu, peço que deixe nos comentários para incluir no texto. 

A primeira vez que a juventude foi pensada no governo, esse momento se deu na gestão do ex governador Reynaldo Tavares,(2002/2006) quando criou a pasta da juventude, enquanto extraordinária, vinculada com a Secretaria de Solidariedade Humana e teve como Secretário Extraordinário Felipe Klam.

Em 2006/2007 o Fórum Maranhense de Juventudes - FEJMA já cobrava que o governo criasse a Secretaria Ordinária de Juventude, porque o Maranhão tinha uma dívida histórica com a juventude. 

Depois veio o governo de Jackson Lago e nomeou Weverton Rocha (Dep. Deferal do PDT) para Secretário Extraordinário de Juventude e seu adjunto foi Marcio Jardim (Secretário de Estado de Esporte - PT). 

Nós temos uma Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude - SEEJUV, desde quando o saudoso, ex governador Jackson Lago estava no poder, a situação da pasta não havia se tornado ordinária. Na época a SEEJUV era vinculada à Casa Civil. 

Durante o período de 2008, a nível nacional a discussão entre os/as gestores de juventude seria a fusão, como uma ação imediata. Então fundiram com Esporte que era a pasta que tinha recursos. 

E assim, aconteceu a fusão de esporte e juventude durante a gestão do ex Secretário Weverton Rocha. Porém, esse modelo não contemplava a implementação dos programas de juventude, na perspectiva da efetivação das Políticas Públicas de Juventudes. A fusão no Maranhão não funcionou, porque os recursos do esporte não poderia ser retirado para ações que não fossem do segmento. Com isso, tínhamos as demanda dos dois segmentos (esporte e juventude), que por mais que trabalhassem com jovens de 15 a 29 anos, não chegava a trabalhar a intersetorialidade para envolver as diversidades da juventude.

Roseana tomou o governo e deixou vinculada a fusão, depois à pedido dos Secretários, assessores, desmembrou novamente e a deixou Extraordinária, vinculada à Casa Civil. Naquele período, a pasta que mais trocou de Secretário foi a da Juventude. Muitos foram os descasos causados na gestão passada, quer seja pela falta de compromisso com as políticas de juventude, quer pelo fato que o Maranhão retrocedeu com relação aos avanços que a juventude integrante do FEJMA estava pautando na esfera pública a nível estadual, municipal e nacional.

Com a mudança de governo, nós temos um cenário propício para  a retomada dos trabalhos parados à respeito das Políticas Públicas de Juventude no Maranhão. 

O governador Flávio Dino fez a melhor escolha para conduzir os trabalhos da juventude, a Secretária de Estado Tatiana Pereira. Ela tem em sua trajetória, a participação nos movimentos de juventude, com intervenções nos espaços de discussão e proposição da juventude, como o Fórum Municipal de Juventudes, representando a Rede de Jovens do Nordeste, além de integrar a Rede de Educadores/as Populares e a comunidade do Coroadinho, com representação a nível de nordeste e nacional. A pasta está muito bem representada na companheira de luta. 
O que precisamos avançar junto ao Governador é a autonomia da SEEJUV, pois ela precisa sair da categoria de Extraordinária vinculada à SedhPop para se transformar em Secretaria de Estado de Juventude, uma pasta ordinária, com dotação orçamentária e assim poder efetivar os programas de juventudes no Estado. 

Na condição de extraordinária, a SEEJUV não executará nenhuma política, porque não tem recursos. Governador Flávio Dino, o seu maior eleitorado foi jovem, por isso a juventude maranhense precisa de total atenção. 

Muitos são os desafios que a nossa Secretária Tatiana Pereira enfrentará no Estado, porque ela está retomando os trabalhos negligenciados por questões políticas a nível estadual e municipais. 
A primeira grande ação da SEEJUV será a retomada da discussão, aprovação e implementação do Plano Estadual de Juventude, realização da Semana de Juventude no Combate à Violência e Extermínio da Juventude Negra, com ações nas regiões do Estado, enquanto elaboração das politicas de juventudes municipais.
Estamos junt@s para superarmos os desafios. A juventude maranhense, o FEJMA e demais instituições promotoras do desenvolvimento juvenil, estão dispostas para o trabalho na gestão participativa, visando as conquistas que a Secretária Tatiana Pereira, enquanto gestora conduzirá para garantir a efetivação das políticas de juventude, abrangendo as demandas da juventude maranhense. 

Todos/as pela PPJ'S no Maranhão, tendo em vista, que será uma vitória coletiva, entre as juventudes, Secretaria de Juventude e Governo do Estado. 

#PorRecursosParaSEEJUV
#QueremosSecretariaOrdinária
#AutonomiaDaJuventudeMaranhense

Nenhum comentário:

Postar um comentário