segunda-feira, 20 de abril de 2015

UFMA em Destaque

A UFMA de ontem, de hoje e do amanhã...

A Universidade Federal do Maranhão, maior Instituição de Ensino Superior do estado, ao longo do tempo, passou por importantes avanços, seja no que tange o ensino, pesquisa e extensão, tripé constitucional da Universidade, ou nas questões estruturais, com grandes reformas e ampliações. Nos últimos anos, houve o maior investimento da história desta Instituição, com a democratização do Ensino Superior, através da adesão por parte da Universidade ao ENEM, dos avanços sociais, através das pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico, da modernização, através da implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e outros sistemas de informação, da qualificação dos professores, dos novos cursos, dos programas e projetos reconhecidos e da ampliação da Universidade.
É fato que ainda é preciso avançar em alguns pontos para se chegar a uma Universidade com excelência em todos os setores, mas isso precisa ser construído de forma coletiva, responsável e coerente. Partindo dessa análise, observa-se que os debates e as proposições acerca da Universidade, devem acontecer permanentemente, não só em período de Consulta Prévia para Reitor e Vice-Reitor, pois é dever de todos os agentes, ali inseridos, dar sua contribuição na construção de uma Universidade ainda mais comprometida com os anseios da sociedade.
O processo de expansão da universidade é um dos marcos dos últimos anos, pois possibilitou que outras regiões tivessem acesso ao Ensino Superior e contribuiu, significativamente, para o desenvolvimento de vários municípios. Entende-se que o pleno funcionamento da UFMA nos campi, perpassa pela construção de diálogos com os entes federados, que fortalece, ainda mais, o papel da universidade de formar bons profissionais para atuarem nas mais diversas áreas de conhecimento em todo estado.
Percebe-se que não reconhecer todos os avanços e esforços, conquistados recentemente, é desmerecer a importância que a Universidade alcançou no cenário nacional, através de seus professores/as, servidores/as técnico-administrativos e estudantes, que muito contribuíram e contribuem para manter a UFMA como referência de Ensino Público Superior.
O amanhã da UFMA começa hoje, através do reconhecimento dos significativos avanços vistos nos últimos anos, que possibilitaram a construção de uma universidade que dialoga com seu tempo e não quer uma mudança só de palavras, mas comprometida, verdadeiramente, com todos. 

Assinam este texto:
  1.       André Nascimento – Graduando do curso de Zootecnia – Campus Chapadinha
  2. Bernardo Corrêa – Graduando do curso de Teatro
  3. Carla Bethânea – Graduanda do curso de Oceanografia
  4. Charles Martins – Graduando do curso de Letras/Inglês
  5. Dayana Roberta – Graduada em Teatro/Núcleo Arte na Escola da UFMA
  6. Denílson Costa – Graduando do curso de Pedagogia
  7. Esdras Barros – Graduando do curso de Economia
  8. Fiama de Cássia – Graduanda do curso de Direito
  9. Florismar de Oliveira – Graduanda do curso de Pedagogia
  10. Isla Rafane – Graduanda do curso de Letras/Espanhol
  11. James Lopes – Graduando do curso de Teatro
  12. Layse de Maria – Graduanda do curso de Geografia
  13. Lucas Brasil – Graduando do curso de Pedagogia
  14. Oliana Abrantes – Graduanda do curso de Educação Artística
  15. Paloma de Castro – Graduanda em Artes Visuais
  16. Paulo Marques – Graduando do curso de Letras/Espanhol
  17. Priscila Serra – Graduanda do curso de Enfermagem
  18. Silas Dias – Graduando do curso de Letras/Francês
  19. Thaiane Alves – Mestranda em Letras
  20. Thalita Borba – Graduanda do curso de Oceanografia
  21. Valéria Bastos – Graduanda do curso de Biblioteconomia
  22. Vinícius Viana – Graduando do curso de Teatro
  23. Vladimir Antônio Gomes – Graduando do curso de Administração
  24. Yêda Estela – Graduanda do curso de Teatro
  25. Yuri Diniz – Graduando do curso de Engenharia Elétrica


Nenhum comentário:

Postar um comentário