quinta-feira, 13 de agosto de 2009

POLÍTICAS PÚBLICAS?

Sim, Políticas Públicas, quem não ouviu falar!? Duas palavras, que não é fácil compreender.
Podemos entender Política, como a ARTE DE GOVERNAR: Administração da coisa pública. É isso mesmo, coisa pública, corresponde a tudo aquilo que é de todas e todos, ou seja, aquilo que não tem dono. A discussão sobre políticas públicas é recente e não existe um consenso sobre seu significado.
Podemos compreender políticas públicas como um conjunto de ações articuladas, de responsabilidade do governo, e construídas com a participação popular, visando a qualidade de vida de todas as pessoas, nas áreas de educação, saúde, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer etc.Estas políticas surgem como uma resposta às necessidades e reinidicações da sociedade, em defesa dos direitos humanos e da redução das desigualdades sociais. (Rede Sou de Atitude). Políticas Públicas de verdade, necessita de orçameto para ser executada, por que não adiantam metas e ações, se elas ficarem só no papel.Elas precisam de grana para serem colocadas em práticas.
É, mais para isso tudo acontecer, cabe a nós fazermos o Controle Social, mecanismo de direito dos cidadãos e cidadãs, de interferir nas ações do poder público, podendo mexer no curso das tomadas de decisões, validação e concretização dos nossos direitos.

A juventude participando e monitorando as ações governamentais. Queremos uma política de Estado e não assistencialismo e omissão das partes governamentais.
Atitude Juventude, na compreensão dos fatores sociais, econômicos e políticos do povo brasileiro, maranhense e ludovicense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário