quarta-feira, 15 de abril de 2015

CULTURA SESC MA - PALCO GIRATÓRIO 2015

Foto: Acervo do SESC. São Luís, MA, 2015.

Em 2015 o Palco Giratório completa 18 anos de estrada, sendo movido desde sua origem, por muito esforço e entusiasmo, mas também por reflexões e questionamentos.
O Projeto é considerado como uma ação estratégica que promove difusão e intercâmbio de artes cênicas para um país extenso e diversificado como o Brasil, onde o acesso à programações neste âmbito em algumas regiões ainda é limitado.
A 1ª etapa da circulação 2015 do Palco Giratório, acontecerá de 25 a 29 de abril e de 04 a 06 de maio, nos teatros Alcione Nazareth, João do Vale, Salas de Dança do Sesc Deodoro e do Teatro Arthur Azevedo, além da Praça do Panteon e o Largo da Igreja do Desterro. As ações também se estenderão para os municípios de Caxias e Itapecuru Mirim.

PROIBIDO ELEFANTES - CIA GIRADANÇA (RN)
Proibido Elefantes é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados.
O modo como percebemos a "realidade" é resultante do diálogo que estabelecemos com ela: nosso olhar é constituído pela realidade da mesma maneira que esta é constituída pelo nosso olhar – a construção do sentido transita em via de mão dupla.
O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo.
Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas causaria enormes transtornos em outras localidades.
Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos, e que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade. Além disso, também é apostar no olhar do sujeito sobre si mesmo e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador da realidade.´
Duração: 55 minutos
Classificação etária: 14 anos
Local: Tan Alcione Nazareth
Data: 25 de abril
Horário: 19h
Entrada Franca 
Ingressos: 01 hora antes do espetáculo

                                              Foto: Acervo do SESC. São Luís, MA, 2015.
Oficina “Laboratório de criação em dança”
Ministrantes: Rozeane Oliveira e Álvaro Dantas (Companhia Gira Dança/RN)
Data: 26 de abril
Local: Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo
Horários: 09h às 12h / 14h às 17h
Público-alvo: Bailarinos e não bailarinos com ou sem experiência da cena artística e que tenham ou não alguma deficiência física.
Inscrições gratuitas! (20 vagas)
Sinopse:
O laboratório de criação em dança é uma proposta de pesquisa que objetiva a compreensão dos princípios de movimento do corpo de bailarinos e não bailarinos com ou sem experiência da cena artística e que tenham ou não alguma deficiência física. Propõe discutir, problematizar e descobrir como acontece o movimento nesses corpos a partir do processo criativo do espetáculo “Proibido Elefantes” da Companhia Gira Dança, concebido, criado e dirigido por Clébio Oliveira e bailarinos da companhia. O processo metodológico do laboratório proposto se delineará em três momentos. O primeiro com a preparação corporal, o segundo o processo de criação em dança e o terceiro momento para organização, sistematização e avaliação do material produzido pelos envolvidos.

FLORES - GRUPO TEATRO DANÇA (MA) grupo convidado
Flores, pesquisa dentro das culturas tradicionais, na arte oriental da ikebana, na poética de Fernando Abreu ou nas expressões populares maranhenses. Terras, águas, ares e seres humanos duráveis como as flores. São elementos essenciais para renovar vidas eliminando preconceitos. São as dramaturgias do corpo investigadas pelo Grupo Teatrodança em suas três décadas de resistência. Após apresentação conversa com público. 
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 14 anos
Local: Tan Alcione Nazareth
Data: 26 de abril (domingo)
Horário: 19h
Entrada Franca 
Ingressos: 01 hora antes do espetáculo

Pensamento Giratório "Acessibilidade e democratização de bens culturais"
Giradança (RN) e convidados
Dia 27/04, às 19h, na Sala de Dança do Sesc Deodoro

ANTES DA CHUVA - CIA CORTEJO (RJ)
Aramís encontra Ana numa casa abandonada, onde ela mora com a avó. O menino, na ocasião com 11 anos, é chantageado pela moça para que deixe que ela o veja nu e depois leia pra ela em voz alta. Inspirada pelas histórias de espionagem lidas pelo garoto, Ana planeja uma fuga no navio do Papa que passará em breve pelo povoado.
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro João do Vale
Data: 28 de abril (terça-feira)
Horário: 20h
Entrada Franca 
Ingressos: 01 hora antes do espetáculo
                                             Foto: Acervo do SESC. São Luís, MA, 2015.
Oficina “Inspirações - Produção em Dramaturgia Teatral”
Ministrante: Rodrigo Portella (Cia. Cortejo/RJ)
Data: 29 de abril
Local: Auditório do Sesc Deodoro
Horários: 09h às 12h / 14h às 17h
Público-alvo: Atores, estudantes e comunidade em geral.
Inscrições gratuitas! (20 vagas)
Sinopse: 
Inspirações é uma oficina de produção em Dramaturgia Teatral, ministrada pelo dramaturgo e diretor Rodrigo Portella (indicado ao Prêmio Shell 2013 - melhor texto e melhor direção). A proposta é desenvolver exercícios práticos de produção de texto dramático impulsionados por experiências cênicas em espaços não-convencionais. Entre os objetivos, está o de identificar dramaturgia como um sistema de comunicação para além do texto teatral; Conhecer ferramentas que ajudam na criação e organização do enredo, personagens e ações; Exercitar princípios da manipulação do tempo e do espaço; Pensar a cena teatral para além dos espaços convencionais e apresentar o conceito de hiperdrama, hipertexto e hipermídia.

O LANÇADOR DE FOGUETES - TEATRO DE PERNAS PRO AR (RS)
Personagem instigante que está a procura do lugar ideal, converge o espaço físico e a energia do público, elementos essenciais para a excelência de sua experiência científica. Deslocando-se com destreza pela rua, através de seu triciclo recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos físicos que podem interferir nesta jornada. Utiliza os malabares circenses e as engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento e sentir as energias. Busca parceiros para esta jornada, computa todas as informações e através de uma trilha sonora empolgante e curiosa lança seus foguetes... ideias ao ar. ATENÇÃO! Nem sempre as medições, coordenadas insufladas em função das correntes marítimas ventais hexagonais, somadas a ação gravitacional do planeta em mudança e a energia materializada do pensamento proporcionam um lançamento com excelência...
Duração: 60 minutos
Classificação livre
Local: Praça do Panteon
Data: 05 de maio (terça-feira)
Horário: 17h
                                           Foto: Acervo do SESC. São Luís, MA, 2015.

MIRA, EXTRAORDINÁRIAS DIFERENÇAS, SUTIS IGUALDADES - TEATRO DE PERNAS PRO AR (RS)
Raro são os trabalhos de dramaturgia para bonecos gigantes, o grupo de Teatro De Pernas Pro Ar se aventurou a propor ao público um “olhar” aumentado, agigantado sobre nossas mais puras relações, é através das brincadeiras infantis, que este estranho mundo se revela “Mira, extraordinárias diferenças, sutis Igualdades”, bonecos gigantes, livremente inspirados nas obras do artista plástico espanhol Joan Miró, representam estranhas formas de vida com capacidade de mostrar a realidade de forma simples e simbólica. Relações lúdicas, corriqueiras, sugerem o desprendimento da aparência real dos bonecos, nos fazendo mergulhar em nossa própria identidade. Esta metáfora composta pela sutileza de contrastes de cada personagem, sugere as diferenças com leveza, cor, luz e poesia. Mirar estas figuras em situações tão puras e cotidianas, embaladas por uma trilha sensível e empolgante nos aproxima, nos faz voltar a ser criança ou simplesmente nos traz um colorido a vida. 
Duração: 40 minutos
Classificação livre
Local: Largo da Igreja do Desterro
Data: 06 de maio (quarta-feira)
Horário: 17h

Oficina “O Teatro de Rua e o ator inventivo"
Ministrantes: Luciano Wieser e Grupo de Teatro DePernasProAr/RS
Período: 04 e 05 de abril
Local: Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo
Horários: 09h30 às 13h30
Público-alvo: Atores, estudantes e comunidade em geral (a partir de 16 anos).
Inscrições gratuitas! (20 vagas)
Sinopse:
A oficina visa possibilitar experimentações com o corpo e a manipulação de objetos com liberdade de criação em busca da linguagem própria. Esta é a proposta desenvolvida pelo Grupo DePernasProAr que vem da sua experiência de 26 anos misturando e borrando as fronteiras das artes em varias linguagens como o Circo, a música, o teatro de animação e o teatro de rua. Almejando a busca do ator inventivo.

                                            Foto: Acervo do SESC. São Luís, MA, 2015.

Fonte: Conteúdo disponível na fanpage do Cultura SESC MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário