domingo, 26 de abril de 2015

Diagnóstico Municipal

Bom Dia!

Para acontecer a ampla participação da juventude dos municípios, algumas ações são necessárias para que a cidade promova seminários, encontros, conferências, enquanto mecanismos de discussão, proposição das politicas de juventude municipais.
Se você esta preocupado com a realidade em que a juventude se encontra, então, não perca tempo e comece o diagnóstico da sua cidade.

Qual a realidade da juventude no seu município? Você já parou para observar os aspectos da sua cidade? Analise aonde a juventude está. Responda as perguntas e faca suas anotações.
Coloquei alguns questionamentos para suscitar o debate interno, porem podem surgir outras questões que eu não coloquei nessa reflexão.

 Quais os espaços de aglutinação dos/as jovens? É na escola? Igreja? Povoados? Times de Futebol? Associações? União Municipal dos/as estudantes? Grupos Culturais? Grupos de Jovens? Juventude Partidária? Projetos ou programas executados no município? Juventude Quilombola? LGBT? Mulheres Jovens? Negros/as? Jovens Artistas?


Você pode começar fazendo esse mapeamento, para saber os espaços de atuação da juventude e quantos grupos constituídos tem em seu município.
Sugiro que coloque o nome da comunidade/bairro, e não esqueça de incluir os povoados mais distantes da sede. Em seguida elabore o quadro situacional, conforme ilustra a imagem abaixo.
Fonte: GOMES, Dayana Roberta. Juventude: como organizar nos municípios?. São Luís, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário